terça-feira, 31 de maio de 2011

Gente grande

Nesse processo todo que venho passando tive várias surpresas, boas e não tão boas. Vim aqui hoje escrever dessas boas surpresas que a vida  reservou. Assim como em alguns posts anteriores escrevi sobre minha amiga Jú, hoje vou escrever sobre uma nova amiga, a Nane. Gostaria de dividir aqui uma conversa sobre um dos processos da quimioterapia, a queda dos cabelos e o inicio da perda nesse processo tão doloroso. Ela descobriu a doença a pouco mais 1 mês, 33 anos e 2 filhos pequenos, uma história bem parecida com a minha. Quando apenas tínhamos trocados algumas palavras percebi que ela era uma pessoa muito positiva, o que me animou muito. Nas primeiras conversas trocadas pela net, escreveu: Li seu blog e assim como você eu escolho VIVER . Nos conhecemos pessoalmente em uma viajem rápida que fiz a Curitiba, cidade onde ela vive. E constatada minha primeira impressão, realmente ela vai passar por tudo isso da forma mais digna possível. Nane está ainda recebendo as novidades dessa nova etapa de sua vida, se sentindo no meio de um furacão, nem poderia ser diferente, já que recebeu a pouco tempo umas das piores noticias de sua vida. Mas não tenho dúvida que vai ser uma grande guerreira e enfrentar tudo da forma mais leve possível.
Segue um diálogo entre eu e a Nane sobre a dura realidade desse processo tão difícil, a perda dos cabelos. Um momento de desapego aos “ detalhes”, para um objetivo maior, a VIDA.


Nane : 26 de maio às 13:37  - Meu cabelo começou a cair muito hoje... Sabia que ia acontecer, mas dá um desânimo...
 
Eu: 26 de maio às 13:57  - Oi querida, eu imagino seu desânimo, quando isso aconteceu comigo preferi logo cortar do que ver caindo o tempo todo. Foi ai que dei a tesoura para as meninas e deixei elas cortarem. Não é fácil, mas tudo  isso logo vai passar...
 
Nane: 26 de maio às 16:59 - Quando você cortou passou a máquina 2? E já começou a usar lenço? E depois você percebia os fios curtinhos caindo? 

Eu: 26 de maio às 16:58  - Sim as meninas cortaram ai ficou todo picotado, ai passei a maquina 2, e logo já comecei a usar os lenços....Depois esses curtinhos caiam também, ficava umas falhas na cabeça, ai passei a gilete, pois essas falhas me incomodavam, parecia pelo de gato doente....rsrs, todo falhado. Depois que raspei com a gilete não cortei mais...

Nane: 30 de maio às 21:36  - Pronto... cabelos raspados!!!! Agora é conseguir me acostumar aos lenços... pior que tá um frio do caramba!!! Acabei de raspar e já estou morrendo de frio nas orelhas e no cangote hehe!!! 

Eu: 30 de maio às 21:53  - Que momento difícil por mais que sabíamos que isso iria acontecer...Raspou?, está tranquila?, é muito frio mesmo, é muito sensível nosso coro cabeludo, e o cabelo protege muito do frio e calor. Use touca, lenço, senão vai ficar com o coco gelado...rsrs
Amiga, você deve estar linda mesmo careca, e pensando pelo lado positivo, vai ver como é pratico não ter cabelos...rsrs
manda foto...

Nane: 30 de maio às 22:21 - Sabe que vi os cabelos caindo, foi me dando um treco, mas eu não sabia se era a hora de raspar, ficava pensando como você teve coragem, como você tomou a decisão... Hoje passei o dia todo muito chateada, olhava para mim, com aqueles cabelos ralinhos, o couro cabeludo já aparecendo... fiquei muito triste! Daí, depois que o meu filho chegou da natação falei " Filho, vamos cortar o cabelo da mamãe?" Ele foi no banheiro e voltou com a maquina de cortar na mão!! Hahaha!! Daí não tive escolha né??!!! Ele começou cortando com a tesoura, depois me ajudou a passar a máquina!! Foi tranquilo, me senti muito melhor!! Até me achei bonita!! Se a cabeça estivesse cheia de cabelos não me importava de ficar com eles raspadinhos!!! Agora estou bem, só não sei como vai ser amanhã, quando vou ter que encarar o mundo... espero que eu consiga fazer de cabeça erguida (careca mas erguida hehe!!) Amanhã eu tiro uma foto e te mando.

Eu: 30 de maio às 23:14  - Estou emocionada com o que escreveu, me veio um filme na cabeça, um momento difícil, mas te digo que logo se acostumará com a ideia de estar sem os cabelos, pois o motivo disso é bem maior, e isso se torna apenas um detalhe do processo. Pense que tudo isso é por algo maior, que é sua vida, dai os cabelos nesse motivo maior fica bem pequeno. Te digo, por mais difícil que seja esse momento ele vai passar, os momentos bons também passam, assim como os ruins. A vida é feita de momentos, que esse passe bem rapidinho na sua vida, assim como tem sido na minha, para ai então, sermos gente GRANDE de verdade, pois nessa escola VIDA, estamos fazendo doutorado.....

Um grande beijo!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vento

Uma descoberta maravilhosa. Depois de muito tempo senti novamente o vento sobre meus cabelos, eles ainda bem curtos, mas uma sensação maravilhosa sentir eles se movimentando com o vento.  Parecia uma criança grande, como se tivesse acabado de ganhar um presente, rindo a tôa sentindo e curtindo a novidade. Obrigado papai do céu por me permitir sentir essas simplicidades que hoje me fazem sentir VIDA.



''Não é a vida que dificulta as coisas.. 
as pessoas é que tem muito medo de mudar pra arriscar uma felicidade que não é garantida.
Todo mundo tem um trauma, um medo, algo que paralise.. mas transformar isso em espaço pra crescer, pouca gente faz.''
                                    Marla de Queiroz

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Simplesmente " JÚ"

A tempos queria escrever sobre uma pessoa muito especial,  que conheci em meio a esse processo todo que tenho passado . Foi dessa forma que a conheci  “Jú”. Fomos apresentadas pela internet, e assim se iniciou uma verdadeira e gostosa amizade. Entre ela e eu, muitas afinidades, e a principal o momento em que estamos vivendo, a dura batalha contra o câncer. Meses de longos diálogos e troca de experiências vividas somente através da telinha do computador. A cada resultado positivo meu ou dela vibramos juntas, um relacionamento de troca de alegrias e também muitas vezes de inseguranças e medo. Muitas dores e sentimentos em comum, e o principal deles a vontade de viver e sair com essa batalha vencida.
Um presente, conhecer a “ Jú”  pessoalmente, foi assim, estava em minha cidade natal, e por coincidência ela também. Um telefonema e poucos minutos depois estávamos frente a frente. Emoção demais, nos abraçamos. Um longo abraço, e lágrimas de emoção caindo sobre o rosto de ambas, guerreiras. Não tivemos muito tempo para conversar, nem seria necessário, pois naquele abraço passamos tudo que tínhamos de melhor uma para outra.

   ''O melhor do abraço é o charme de fazer com que a eternidade caiba em segundos. A mágica de possibilitar que duas pessoas visitem o céu no mesmo instante.''
                                             Ana Jácomo