segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quimioterapia e saudade...

Hoje fiz minha sexta  sessão de quimioterapia. Faltam somente duas, estou em  contagem regressiva. Muitas pessoas me perguntam como é o local. Então vamos lá falar um pouco sobre isso. Uma clinica onde tem muitas poltronas bem confortáveis , e lá várias pessoas fazendo o tratamento com a medicação intravenosa, passamos pelo menos 4 horas recebendo o milagroso remedinho. Sempre me pego olhando para essas pessoas, a maioria delas já com idade avançada, mais de 70 anos, me percebo sempre a mais nova do pedaço. E fico com pena desses fiéis lutadores e lutadoras  já com semblante cansado  passando por isso. E ai uma das vezes que estava com esse sentimento, me percebi ali, com apenas 31 anos passando pela mesma situação. Como posso sentir pena deles já que viveram uma vida plena e somente agora com uma idade avançada estão tendo que passar por isso. Eu com pelo menos metade da idade deles, e com a mesma seriedade e gravidade que a doença traz. Confesso que em um primeiro momento é difícil me ver nessa situação. Por outro lado penso que estou tendo uma chance de com apenas 31 anos ter toda essa experiência ainda jovem para poder viver uma vida ainda longa e plena com muita sabedoria e maturidade. Lado positivo da coisa?, sinceramente não sei, mas preciso me apegar em algo bom. Não consigo em momento algum ter pena de mim como tenho deles, o sentimento que tenho muito forte sempre dentro de mim é que preciso ser mais forte que tudo isso, e sinceramente acho que estou me dando bem.

No último dia 11, meu querido e amado avô partiu, câncer. Viveu 80 anos muito bem vividos, e chegou a hora de descansar. Um nó na garganta confesso em estar aqui escrevendo sobre ele, a saudade ainda é dolorida. Mas o que realmente fica é tudo que ele nos trouxe e ensinou, um homen de bem que construiu uma família essencialmente linda, sempre nos ensinando construir tudo na base do amor e na fé, uma homem diferente, um avô de verdade. Me lembro sempre dele me colocando para subir em pés de manga, tamarindo, e sempre com pés descalços e sujos. Uma infância muito bem vivida ao lado dessa pessoa incrível que somente nos ensinou a amar e ser felizes. Dias desses, depois da partida dele, minha filha de 5 anos Tainá me disse: “ mamãe, o vovô José não morreu, ele está vivo, vejo ele o tempo todo brincando com uma roupa branca e ele está feliz”. Imaginação?, acho que não. Ele era assim, uma criança grande, sempre estava brincando, acredito nas palavras da Tainá, onde ele estiver com certeza está brincando e feliz. Tenho certeza também que ele sempre estará olhando por toda minha família. Em especial nesse momento por mim, penso que ele foi antes para estar com papai do céu pedindo pela netinha aqui, pedido especial, minha cura. Vôzinho você sempre estará vivo em meu coração.
 "Ó meu pai do céu, limpe tudo ai, ta chegando um vôzinho, precisando dormir, quando ele chegar, tu me   faça um favor, dê um banto a ele que ele me benze aonde eu for..."
                                      SAUDADE É O AMOR QUE FICA!

10 comentários:

  1. Oi Marcele...

    Passando pra deixar meu oi...

    E te dizer que a saudade é um sentimento que só fica referente ao que foi bom e importante em nossas vidas...

    E vale lembrar que ficarão guardados para sempre em nossos corações... bem juntinhos de nós...

    bjos
    e coragem, força e fé amiga!
    MARA

    ResponderExcluir
  2. Fia, ta acabando, você já é uma vencedora amiga. Já está curada minha linda, bora terminar esse tratamento só pra garantir. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ééé,faço minha as belas palavras da Mara e da sabedoria d vida do vovô José, q nos faz perceber o quanto é importante e simples viver sempre em bem estar (construir tudo na base do amor e na fé)
    respeito ao proximo e alegria.
    Sorte Guerrera!
    td correrá bem.....Lembre c,tranquiliz q rola
    Bjãozisss....hihihi
    fúi!

    ResponderExcluir
  4. "Nem eu tenho pena de voce!!! quem te conhece sabe de sua capacidade, voce é VENCEDORA, continue assim minha guerreira, DEUS nos quer assim, VIBRANTES sempre!!! como JOSÉ o nosso inesquecivel GUERREIRO!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida Marcele, lendo suas palavras, percebo que todas as vezes que fui aí para ficar com vc, saí com a sensação de nada ter ajudado e agora percebo que é pelo fato de vc nunca reclamar de nada, estar sempre otimista e sorrindo com tudo e todos, não deixando se abater. Fico feliz porque o pensamento é tudo e estar confiante em Deus e fazendo a sua parte, tenho certeza que o final será de muita alegria para todos nós. Continue assim e que Jesus ilumine seu caminho, te carregando no colo nos momentos mais difíceis.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, quanta saudade! Sua vida, sua força e sua coragem inspiram aqueles que não tem as mesmas lutas e tambem os que as tem.
    Que Deus a abençoe e a sua familia! Creio na sua recuperação, voce esta sempre em meus pensamentos e min ha orações.
    Que este ano seja maravilhoso!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga
    como foi bom te abraçar...sempre que eu precisar de vc....e vc de mim pode ter certeza que estarei do seu lado! Força! Te amo Fer

    ResponderExcluir
  8. Um sábio mestre conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com agilidade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante. O aprendiz blasfema, levanta-se, cospe no chão traiçoeiro, e continua a acompanhar seu mestre. Depois de longa caminhada, chegam a um lugar sagrado. Sem parar, o sábio mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.

    - "Você não me ensinou nada hoje" - diz o aprendiz, levando mais um tombo.

    - "Ensinei sim, mas você parece que não aprende" - responde o mestre. "Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida".

    - "E como lidar com eles?"
    - "Como deveria lidar com seus tombos" - responde o mestre.
    - "Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que te fez escorregar."

    MORAL DA HISTÓRIA

    Devemos procurar a raiz de nossos erros e nos levantarmos com sabedoria


    CD DIA FICO MAIS SUPRESA COM SUA SABEDORIA ,COMO VC VER AS COISAS DO LADO BOM,A MAIORIA DAS PESSOAS SO VER O LADO RUIM,
    TAMBEM ADORAM SER VITIMAS,E SE ATOLAM MAIS NOS PROBLEMAS
    VC MEU AMOR SEMPRE COM ESTA ALEGRIA E ESTE OLHA
    QUE VER DENTRO DA GENTE(EU SEI DISSO MUITO BEM)
    TEM UM MENSAGEM DO CHICO EM QUE ELE PERGUNTA PRO EMANNUEL,
    POR QUE EU?
    EMANNUEL RESPONDE POR QUE NAO VC?KKKKKKKKKKKKKK
    HJ SABENOS O POR QUE VC
    POIS VC ESTA INSINANDO MUITAS PESSOAS
    E O VOVO ESTA SIM AI DO SEU LADO
    MANDE A TAINA FALAR PRA ELE QUE ELE TEM A NETA MAIS AMADA ,BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. O copo d'água

    O velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

    "Qual é o gosto?", perguntou o Mestre.

    "Ruim", disse o aprendiz.

    O mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:

    "Beba um pouco dessa água".

    Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o mestre perguntou:

    "Qual é o gosto?"

    "Bom!" disse o rapaz.

    "Você sente gosto do sal?", perguntou o mestre.

    "Não", disse o jovem.

    O mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:

    "A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".

    QUE SAUDADES FIQUEM SEMO CP
    MA LI E LEMBREI DE VC NAO HR
    VC É UM LIDO LAGO,ALIAS O MAIS BONITO QUE EU CONHEÇO E O DE FURNAS´MARAVILHOSO BELA CALMA GRANDE MUITO GRANDE,DISSEM QUE É O MAR DE MINAS,PASSO NELA PELO MENOS DE 2 EM 2 MES
    APARTI DE HJ ELE SERA PRA MIM O SEU RETRADO,AMO VC BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  10. Sds é o que fica no lugar de quem não ficou...
    Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está ai, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada “impulso vital”. Pois esse impulso às vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te supreenderás pensando algo como “estou contente outra vez”. Ou simplesmente “continuo”, porque já não temos mais idade para, dramaticamente, usarmos palavras grandiloqüentes como “sempre” ou “nunca”. Ninguém sabe como, mas aos poucos fomos aprendendo sobre a continuidade da vida, das pessoas e das coisas. Já não tentamos o suicidio nem cometemos gestos tresloucados. Alguns, sim - nós, não. Contidamente, continuamos. E substituimos expressões fatais como “não resistirei” por outras mais mansas, como “sei que vai passar”. Esse o nosso jeito de continuar, o mais eficiente e também o mais cômodo, porque não implica em decisões, apenas em paciência.


    Bjus mil moça bonita do lenço de chita...ops....corrigindo, dos cabelos ao vento.
    Amo vcs!!!!!

    Vylna

    ResponderExcluir